English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pirenópolis (GO)


Se você esta afim mesmo é de se 'enfiar no mato' e curtir um pouco mais da natureza, além de praia, mar e sol... Essa é uma dica para você!

No interior do estado de Goiás, incrustada à Serra dos Pireneus, a cidade de Pirenópolis além de contar com tradicionais festas folclóricas, a cidade também é o 'point goianao' para esportes de aventura e ecoturismo. Pirenópolis possui uma natureza exuberante, protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras da região. Lindo demais!

A história local conta que a cidade foi fundada por portugueses em 1727, e é uma das primeiras do estado de Goiás, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989. Possui um centro histórico preservado com casarões, ruas e igrejas do século XVIII. De acorodo com o último levantamento, residem em Pirenópolis pouco mais de 22 mil habitantes.

A vegetação local apresenta matas ciliares, matas semidecíduas, veredas e campos. Em sua maior parte, a vegetação é baixa, com árvores retorcidas. A região montanhosa sustenta o pitoresco e raro Cerrado Rupestre, sobre rochas. Trata-se de uma região serrana, já que está ligada à Serra dos Pireneus. Em Pirenópolis está localizado o Cerrado Rupestre, que fica sobre rochas. Já o clima, Tropical sub úmido, com dois períodos bastante distintos. O primeiro é chuvoso e quente, e dura de outubro a março, enquanto o segundo é seco e frio, e começa em abril e termina em setembro. No entanto, as temperaturas geralmente são amenas e agradáveis, com pequenas variações durante o ano.

Apesar de pequena, a cidade conta com uma variada rede de hospedagens. É possível instalar-se em hotéis, pousadas, campings ou até mesmo alugar casas para temporada. E os restaurantes locais oferecem especialidades da região, como o delicioso Risoto do Cerrado, além de todas as comidas tradicionais.

Atrações

Atividades Noturnas: O point da vida noturna é a Rua do Lazer, onde as pessoas costumam se encontram para conversar e se divertir, sentadas às mesas, que ficam dispostas nas calçadas.

Cachoeira do Abade: Situada na fazenda Cabaçais, tem queda de água de quase 21 metros. O acesso é feito pela estrada dos Pireneus, com placas indicativas.

Cachoeira do Rosário: Distante 35km da cidade, é uma cachoeira de 30 metros de queda. O local possui centro de visitantes com redário e serve-se uma refeição caipira feita no fogão a lenha.

Cachoeiras Meia Lua: Fica localizada na Fazenda Meia Lua, a seis quilômetros da cidade, e no pé da Serra dos Pireneus. O acesso é feito pela estrada dos Pireneus.

Fazenda Babilônia: Fazenda histórica tombada como patrimônio nacional. Antigo casarão colonial que foi sede de engenho de cana no século XIX, com objetos antigos, mobiliário da época e pequena capela barroca. No local é servido um farto café sertanejo goiano.

Fazenda Bonsucesso: A cinco quilômetros do centro, o local conta com seis cachoeiras com piscinas naturais. As mais visitadas são a Aladim, a Tamboril e a Azul. Para chegar à Cachoeira Azul, é necessário percorrer trilha de 1.500 metros, em que o bom condicionamento físico é fundamental.

Pedreiras: É considerado um ótimo local para caminhadas e é também onde ocorre a extração de pedras de Pirenópolis. Para se chegar às Pedreiras, deve-se pegar a estrada dos Pireneus.

Rafting no Rio Corumbá: Maravilhoso percurso no rio corumbá. Muitas corredeiras em um percurso de 12 Km rio abaixo. Muito boa a equipe que oferece este esporte.

Reserva Ecológica Vargem Grande: Apresenta duas cachoeiras - do Lázaro e de Santa Maria. Ambas formam um bonito espetáculo da natureza e são bastante procuradas por praticantes de trekking.

Serra dos Pireneus: Com três picos, sendo o mais alto a 1.385 metros de altitude, a Serra dos Pireneus serve de palco para aventuras de trekking e escalada. O local é protegido pelo Parque Estadual da Serra dos Pireneus.

Tirolesa Vôo dos Pireneus: Maravilhoso passeio na pousada tabapua dos pireneus. Passeio ecoturístico cujo final termina em um gigante tirolesa de 567 metros, um minuto de grito. Importante que é uma atração para todas as idades.

Outras Informações

Dicas Gerais: É possível contatar guias locais através da Associação dos Condutores de Visitantes de Pirenópolis, que fica à Rua do Bonfim, s/n - Centro. O telefone é (62)3331-2633. O email é acvp@atur.com.br .

O que levar? Protetor solar; Boné; Roupas confortável para caminhadas; Roupas de banho; Calçados confortáveis; Óculos de sol.

Telefones Úteis: Código de área (DDD): 62
Rodoviária:(62) 3331-2765 
Informações Turísticas: 3331-263
Hospital N. S. Rosário: 3331-1666 
Delegacia: 3331-1100


Gostaram? Espero que sim! O destino é lindo...


Até mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!